A música pode ser utilizada para produzir uma variedade de ambientes e emoções num negócio. Para influenciar no estado anímico dos clientes, mesmo para aumentar a moral pessoal
a música é um fator muito importante quando quer medir o impacto de percepção dos clientes no seu bar.
Existe uma relação entre o ritmo da música e a atividade dos clientes em diferentes contextos. Por exemplo, um tipo de música com ritmos rápidos, demonstrou que anima aos clientes a beber e consumir bem mais rápido, mesmo que a presença ou ausência de música, tem uma forte influência no tempo que a pessoa vai ficar no seu bar. Algumas pesquisas sobre a relação entre a música e a sede, concluem que os altos níveis de som podem causar uma maior estimulação no organismo, porém, beberão mais rápido e mais quantidade também.
Muitas pessoas vão ao bar depois de um dia de muito trabalho para se relaxar, encontrar um momento de tranquilidade, conversar com amigos e beber um copo para fugir desse estresse da rotina.
Escutar música num bar também é motivacional para os funcionários. Numerosas pesquisas afirmam que as pessoas que escutam música com frequência quando trabalham, tem um melhor desenvolvimento nas tarefas do que aquelas que geralmente trabalham em silêncio..
Escutar música dentro da loja pode gerar felicidade. No plano psicológico, se demonstrou que a música cria ondas no cérebro relacionadas com os estados de calma, atenção. Do mesmo jeito, pode gerar estimulação de conexões neuronais do nosso cérebro que fazem nos sentir bem e mais felizes.